Oriana dos Santos Dinis Mestrado em Administração Educacional

A Liderança no Contexto das Necessidades Educativas Especiais: que contributo para a inclusão social? Estudo de Caso no grupo artístico Dançando com a Diferença

A dissertação apresenta uma investigação sobre o papel do líder num grupo de dança, constituído por indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O campo de investigação foi a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença. A questão principal que norteou o estudo foi “Qual o papel e a influência do líder no grupo Dançando com a Diferença para a inclusão social dos indivíduos com NEE?”, em que o objetivo foi compreender e analisar o desempenho do líder, de modo a determinar o impacto da liderança para efetivar a inclusão social.

A liderança é um fenómeno atual que orienta e motiva indivíduos para trabalhar em prol dos mesmos objetivos. As NEE são um conceito determinado por fatores de ordem inteletual, social, emocional, motor e cognitivo que influenciam o desenvolvimento das capacidades dos indivíduos. A inclusão social é caraterizada por um movimento que pretende incluir todos os indivíduos com os mesmos direitos e deveres.

Este estudo foi realizado mediante uma abordagem de estudo de caso, porque permitiu explicar e registar os factos que acontecem no contexto real, seguindo o paradigma predominante qualitativo. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário (Questionário Multifactorial da Liderança e o Questionário de Avaliação de Liderança) e a observação não participante.

Os resultados da investigação indicam que o líder adota uma liderança transformacional, contudo apresenta traços da liderança transacional, democrática, participativa e situacional. O ambiente de trabalho é positivo e marcado pela motivação, pela humildade, pela união e cooperação. O empenho do líder desencadeia comportamentos e atitudes inclusivas.

Palavras-Chave: Liderança; Necessidades Educativas Especiais; Inclusão Social.