Ana Carolina Martins Silva Mestrado em Administração Educacional

O papel da comunicação na construção de uma liderança escolar eficaz: Um estudo de caso numa escola do 1º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira

Comunicação e liderança são áreas abrangentes mas indiscutivelmente relacionadas em qualquer conjuntura e, neste caso específico, no contexto escolar. Não é possível exercer uma liderança operacional sem comunicação, se a encararmos como o ar que as organizações respiram, um bem essencial à sua sobrevivência e à sua funcionalidade interna e externa. Cientes da influência que a direção escolar e sua equipa pedagógica podem exercer na educação dos alunos e guiados pelo anseio de descobrir o papel da comunicação no interior e exterior de um estabelecimento educativo, conduzimos a presente investigação que se debruça sobre um estudo de caso elaborado numa escola do 1o ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo qualitativo que faz uso de alguns instrumentos de recolha de dados, sendo o mais significativo as entrevistas semiestruturadas ao diretor da escola, a alguns elementos do corpo docente, não docente e encarregados de educação.

Os resultados do presente estudo confirmam a existência de uma comunicação interna assídua que parte do diretor para o corpo docente, não docente, alunos e encarregados de educação (comunicação descendente) e destes para o diretor (comunicação ascendente), assim como entre colegas de trabalho (comunicação lateral). Do mesmo modo, esta escola não vive isolada. É visível a preocupação do colégio em abrir-se e mostrar os seus projetos à comunidade educativa e à sociedade em geral, contactando com organizações e organizando atividades e práticas enriquecedoras, através de uma comunicação externa que atua como ferramenta de Marketing.

Existe ainda a preocupação de por em prática atividades que desenvolvam a comunicação das crianças, através de um jornal televisivo e da prática desportiva, de modo a despertar neles os estilos mais adequados de comunicação e fomentar atividades potenciadoras desta componente pessoal e social.

De um modo geral, o estudo confirma a teoria do líder treinado e do líder ajustável, com um diretor que investe na sua formação em administração educacional e adapta o seu comportamento aos contextos. Visto como democrático (por vezes autoritário) e com um estilo de comunicação assertivo, permite o envolvimento da sua equipa e adota sistemas de recompensas não materiais.

Palavras-chave: comunicação, liderança, relações interpessoais, estudo de caso.