Ana Lúcia de Barros Freitas Francisco Mestrado em Administração Educacional

A liderança do mediador pessoal e social na inclusão escolar dos reclusos

A presente investigação subordinada ao tema: A liderança do mediador pessoal e social na inclusão escolar dos reclusos abordou a temática da mediação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) num estabelecimento prisional no sentido de compreender a liderança do mediador pessoal neste contexto específico. A investigação decorreu num estabelecimento prisional português e os sujeitos de investigação foram os mediadores pessoais e sociais destes cursos e os respetivos formandos. 

De modo a compreendermos as diversas contribuições e perspetivas das temáticas adjacentes ao estudo, efetuámos um levantamento bibliográfico suportado por referenciais teóricos. 

Nesta investigação empregámos uma metodologia de cariz qualitativo remetendo para um estudo de caso, facultando-nos uma visão abrangente do fenómeno estudado.  

Os instrumentos utilizados para recolher os dados imprescindíveis deste estudo foram os inquéritos por questionário e as entrevistas. Realizámos uma pesquisa documental, bibliográfica e legislativa com o intuito de contextualizarmos a temática em estudo.  

Os resultados da investigação sugerem que, para a maioria dos formandos dos Cursos EFA do estabelecimento prisional em estudo, o papel dos mediadores pessoais e sociais é importante, já que, além de serem o elo de ligação entre os diversos intervenientes do processo educativo motivam e auxiliam e os formandos no seu reingresso ao sistema de ensino e desenvolvem atitudes no sentido destes permanecerem e concluírem o ciclo de estudo.  

Palavras-chave:Mediador Pessoal e Social; Cursos EFA; Educação; Estabelecimento Prisional; Inclusão Escolar; Liderança.