Maria Djani Alves Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação pedagógica e aprendizagem na infância: O caso do Projeto Ágape

O desenvolvimento cognitivo, psicológico, físico e intelectual na infância, de maneira integrada, é o maior desafio para os profissionais que atuam na Educação Infantil. Com olhar aguçado, este estudo objetivou verificar se no contexto do Projeto Ágape, existem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de forma inovadora. A Instituição pesquisada intitulada de Projeto Ágape, é uma ONG, ou seja, uma instituição sem fins lucrativos, que atende crianças de 1 a 7 anos de idade, na modalidade semi-internato e internato, e fica localizado no Bairro Santa Luzia, na cidade de Campo Formoso - Bahia / Brasil. Fundamentando-se nos resultados teóricos, a pesquisa valoriza a prática pedagógica emergente, e a busca incessante pela aprendizagem, na qual o professor atua como mediador e não como principal detentor do saber. O percurso de investigação, desenvolveu-se com a imersão da pesquisadora no ambiente natural dos sujeitos pesquisados, através da abordagem etnográfica; fazendo uso de técnicas e instrumentos como: observação participante, entrevistas não estruturada, fotos, diário de campo, coleta de documentos, entre outros. Os resultados do estudo, revelaram que as ações desenvolvidas dentro da instituição pesquisada, caracterizam uma prática pedagógica inovadora, em que o papel das ações observadas, foi de criar um ambiente propício a aprendizagem, no qual as professoras atuam ao mesmo tempo como facilitadoras e mediadores das habilidades apresentadas pelas crianças, diferenciando do paradigma fabril, em que persiste os modelos tradicionais de muitas instituições.

Palavras-chave: Projeto Ágape. Infância. Aprendizagem. Inovação Pedagógica.