Clécia Nunes da Silva Brito Mestrado em Inovação Pedagógica

Projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’ e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora numa escola de ensino fundamental?

A presente pesquisa investigou as práticas pedagógicas do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’ vivenciadas na Escola Mandacaru localizada no município de Juazeiro – BA, com o objetivo de examinar o caráter inovador dessas práticas. Para tanto, parte da seguinte questão norteadora: são inovadoras as práticas pedagógicas deste projeto vivenciado na referida escola? O trabalho fundamenta-se na literatura pertinente à inovação pedagógica, às dimensões da prática pedagógica e às concepções de aprendizagem. A metodologia utilizada foi à qualitativa de cunho etnográfico, tendo como técnicas principais para a recolha de dados, a observação participante, as entrevistas semi-estruturadas e a análise documental, tendo o diário de campo como principal instrumento de suporte à investigação. A investigação do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’ partiu da premissa de que inovação implica não apenas mudanças, mas sim é necessário haver transformações nas práticas pedagógicas. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que as práticas pedagógicas do projeto em questão se configuram em uma inovação pedagógica, pois  foram encontrados elementos inovadores por meio dos contextos de aprendizagem mediados pela professora Edilane, configurando-se uma potencialidade fundamental para uma prática pedagógica transformadora nos processos de aprendizagem.     

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Inovação Pedagógica. Aprendizagem. Etnografia