Benedita Beserra de Oliveira Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação pedagógica: um estudo de caso da pedagogia de projetos desenvolvida no liceu de Banabuiú Jacob Nobre – Banabuiú – Ceará – Brasil.

A presente dissertação proposita uma investigação científica das práticas pedagógicas desenvolvidas no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides, em Banabuiú Ceará – Brasil. Tendo a perspectiva de compreender a ocorrência de inovação pedagógica destas práticas, a partir da Pedagogia de Projetos implementada nesta instituição desde 2011. Investigo como acontece a aprendizagem através desta prática, observando as experiências da produção dos projetos de pesquisa, sua construção, apresentação e intervenção social junto a realidade investigada. Busco, todavia, indícios de inovação pedagógica, como ruptura paradigmática. Para tanto discorro sobre a as teorias construtivistas, PIAGET; construcionistas, PAPERT e sócio-construtivista, VYGOTSKY da aprendizagem. Seguidamente conceituo a inovação pedagógica à luz dos estudos de FINO e SOUSA. Enquanto aporte teórico recorri, também, aos autores: DEWEY, HERNÁNDEZ, LAPASSADE, TOFFLER e DEWEY, objetivando um entendimento acerca da escola ao longo da sua trajetória histórica. Como metodologia da investigação, realizei uma pesquisa de natureza etnográfica, eu, pesquisadora imersa no ambiente estudado, desenvolvendo a observação participante ativa, desta forma, realizei um estudo de caso da referida situação onde situei o assunto, busquei um elemento compreensivo que pode responder aos meus anseios. Estive implicada o suficiente para compreender e me apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade. Neste “encontro social” com os átomos sociais e seu contexto cultural, em que o investigador assume papel relevante, fiz os estudos teóricos, analisei documentos, interpretei documentos pedagógicos, estive imersa nesta cultura que se encontra em ponto de ebulição. Com esta experiência de aprendizagem a partir da percepção da existência ou não da inovação pedagógica, observei como os alunos constroem seus conhecimentos e saberes. Identifiquei neste contexto a ocorrência de mudanças paradigmáticas sob a ótica do aluno e compreendendo na itinerância discente ações de protagonismo e se estas configuram-se em inovações pedagógicas e percebi, também que os alunos aprendem a expressarem-se claramente, produzindo textos de diferentes gêneros, com autonomia, embora que alguns destes apresentando uma certa dificuldade, outros mais ousados e competentes. 

Palavras-chave: Inovação Pedagógica; Pedagogia de Projeto; Etnografia; Ensino Aprendizagem.