Aldésia Márcia de Freitas Vieira Celestino Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da escola rural quilombola de Lage dos Negros

A Educação Escolar Quilombola destina-se ao atendimento de estudantes oriundos de territórios quilombolas rurais e urbanos sendo uma garantia de direito o oferecimento dessa modalidade às comunidades de quilombos, respeitando sua história e os conhecimentos culturais. A presente dissertação em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica tem como questionamento primordial se existem práticas pedagógicas inovadoras na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Pretendeu-se assim investigar se as práticas desenvolvidas na referida escola contribuem para a construção de contextos de aprendizagem de forma inovadora. Para tanto, utilizou-se uma literatura sobre Inovação Pedagógica, prática pedagógica, ruptura paradigmática e educação escolar quilombola para melhor compreensão tanto da linha de pesquisa, como do objeto de estudo, a fim de contribuir para o enriquecimento do conhecimento construído, a partir da investigação na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, especificamente na turma do 3º ano “B” do ensino fundamental I. A pesquisa desenvolveu-se utilizando uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, dando ênfase à observação participante, entrevista não-estruturada, recolha de artefactos, análise de documentos oficiais e pessoais e os registros feitos no diário de campo.  Desta forma, ao longo da dissertação foi descrita a cultura etnograficamente, a forma como o professor e os alunos enquanto pares colaboradores interagem para solução de problemas que apresentam dia-a-dia e para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos mesmos e como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor e pelos alunos em sala de aula contribuíram sim para a construção e efetivação de uma aprendizagem inovadora, no seio da referida escola, quebrando com as barreiras do ensino instrucionista.

Palavras-chave: Inovação pedagógica. Prática pedagógica. Ruptura paradigmática. Educação escolar quilombola. Etnografia da Educação.