Rute Oliveira Moedas da Silva Mestrado em Administração Educacional

Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE

Ao longo dos últimos anos têm sido tomadas medidas que objetivam impulsionar os princípios da escola inclusiva. A inclusão tem como meta que todos os alunos tenham direito a uma educação igual e com qualidade. No entanto, é necessário que seja provida uma educação que respeite as características e necessidades individuais das crianças, especialmente às crianças com Necessidade Educativas Especiais (NEE), sob risco de se transformar a inclusão em exclusão (Correia, 1997; 2008).

A liderança e gestão escolar é o fator sobre o qual nos concentrámos, particularmente no órgão executivo das escolas, enquanto responsável pelo envolvimento, motivação e mobilização de toda a comunidade educativa na implementação de uma filosofia inclusiva capaz de promover o sucesso escolar de todos os alunos.

Este estudo tem como finalidade investigar “Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE” apoiados na seguinte pergunta de partida: Qual o papel das lideranças escolares no desenvolvimento do paradigma inclusivo na escola?

A investigação é de natureza qualitativa de caracter exploratório, tendo sido adotadas como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a análise documental.

Os resultados do estudo sugerem que as lideranças escolares desempenham um papel significativo no desenvolvimento do paradigma inclusivo, no entanto, um sistema educacional inclusivo só se efetivará com uma gestão democrática, que estimule a participação de todos os intervenientes, a partilha de responsabilidades e o respeito pela diferença, bem como, através de políticas educativas que promovam um investimento em capital humano, quer na formação dos profissionais, quer na disponibilização de recursos para fazer face às necessidades de todos os alunos.  

Palavras-Chave: Liderança e Administração Educacional, Inclusão, Necessidades Educativas Especiais.