Shirley de Nazareth Lopes Braga Mestrado em Inovação Pedagógica

O uso das TIC como inovação pedagógica: um estudo de caso no curso de moda do SENAC/seção Ceará.

Vivemos em uma sociedade onde a máxima é aprender cada vez mais. O conhecimento depende da maneira como cada ser humano interage com o objeto de aprendizagem, como é o caso das tecnologias que nos possibilitaram ver o mundo com outros olhos, com outro pensar, onde o saber se redistribui de outra forma. Ao longo do processo histórico da humanidade a roupa surgiu como indumentária para proteger o ser humano das intempéries do clima, bem como evitar a exposição das partes íntimas. O uso e avanço das tecnologias provocaram mudanças significativas no mundo da moda mais precisamente no modo de tratar e conceber as peças. O processo de aprendizagem pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ofereceu ao mundo da moda a possibilidade de mudança. Ao entrar em contato com tecnologias, a indústria têxtil e seus asseclas mudaram seus comportamentos e buscaram estar em consonância com um mundo que evolui o tempo inteiro. Ao se trabalhar com a inserção de tecnologia dentro do contexto educacional, necessitamos estar atentos para que o uso das TIC não promova uma educação instrucionista. É necessário adequá-la dentro de um contexto construcionista, na qual o sujeito possa descobrir seu próprio conhecimento e refletir sobre os mesmos. O objetivo geral foi o de compreender de que forma a inserção das TIC pode contribuir para uma aprendizagem crítica baseada no desenvolvimento da autonomia e criatividade dos educandos do curso de moda do SENAC/CE. Nos objetivos específicos, procuramos identificar o uso das TIC na instituição educacional como contribuição para a construção do conhecimento do alunado do curso de moda; compreender a educação de qualidade como uma prática em que se dá o processo de aprendizagem críticoreflexivo no curso de moda; compreender de que forma a inserção da TIC pode contribuir para uma aprendizagem crítica baseada no desenvolvimento da autonomia e criatividade dos educandos do curso de moda do SENAC/CE.

Palavras-Chaves: Aprendizagem, TIC, Educação Corporativa, Etnografia, Diário de Bordo.