Sheila Mayara Ribeiro do Carmo Mestrado em Inovação Pedagógica

Literatura de cordel: uma estratégia para construção da prática pedagógica inovadora no 5º ano de uma escola municipal?

O presente estudo apresenta a trajetória efetuada com a intenção de investigar se a metodologia de ensino e aprendizagem adotada por uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública – Escola Municipal Antônio Artur, situada no Município de Pesqueira, Pernambuco - insere-se no contexto da Inovação Pedagógica a partir da utilização do cordel. Desenvolvemos a investigação por meio da etnografia, apoiando-a na observação participante, diários etnográficos, registros fotográficos, gravação de vídeos e entrevistas, analisando a metodologia aplicada na prática educativa e como esta oportunizava o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa em relação aos educandos. Observamos a postura e atitudes da professora a partir dos trabalhos efetuados por esta em sala de aula utilizando o cordel e o reflexo destes na construção do caráter crítico dos aprendizes. Verificamos que as pretensões da docente ao assumir uma prática pedagógica capaz de romper paradigmas insere-se na perspectiva da Inovação.

Palavras – chave: Inovação pedagógica – Aprendizagem significativa – Cordel – Prática Pedagógica