Regina Célia Marques Lobão Mestrado em Inovação Pedagógica

Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula.

A pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15/16. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem.

Palavras-Chave: Aprendizagem. Cooperação. Etnografia. Inovação. Intervenção.