Maria José de Farias Vasconcelos Mestrado em Inovação Pedagógica

Horta sustentável na escola rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem?

Apresenta-se apresente dissertação com o tema Horta Sustentável na Escola Rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem, destacando as categorias Educação Ambiental, Aprendizagem, Horta Sustentável e Inovação Pedagógica. Para tanto, discutimos os principais conceitos de educação ambiental, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da prática pedagógica para o conteúdo de educação sustentável. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dadosentrevistas e observação participante, com notas de campo,concluindo que a horta sustentável na escola rural contribui para uma aprendizagem crítico reflexiva, baseada no desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Rural Pedro Ibiapino, concluindo que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos da referida disciplina.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Aprendizagem. Horta Sustentável. Inovação Pedagógica.