Cristiano Mendes de Sousa Bento Mestrado em Inovação Pedagógica

Prática Pedagógica Inovadora no âmbito do Projeto Vida e Esporte

Esta pesquisa tem como eixo: Inovação Pedagógica sob a ótica do sócio-interacionismo de Vygotsky, buscando analisar as práticas pedagógicas do Projeto Vida e Esporte nas oficinas sócio-pedagógicas. Apresenta teorias de aprendizagem, nos aspectos teóricos e filosóficos das práticas pedagógicas; em seguida, analisa a formulação das Oficinas no Projeto Vida e Esporte,o desenvolvimento dos processos educativos e pedagógicos das Oficinas do Projeto Vida e Esporte, visando identificar práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a socialização,a autoestima e a cidadania dos alunos. A pesquisa possui cunho etnográfico numa abordagem qualitativa, em que a análise dos dados se fundamenta na revisão de literatura, conceito de inovação pedagógica, abordagens teóricas construtivistas, sócio-interacionistas e construcionistas. Baseado nessas premissas o locus da pesquisa é a ONG Associação Estação da Luz, que disponibiliza o projeto Vida e Esporte como forma de atender crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Eusébio, no Estado do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento sócio-esportivo e cultural.  Os sujeitos pesquisados foram: a coordenadora pedagógica, o professor de educação física e a assistente social. As análises procedidas sobre os dados colhidos aconteceram através de observações das oficinas pedagógicas, por meio do uso de diário de campo, com entrevistas realizadas junto aos sujeitos da pesquisa e imagem de fotografia. Portanto, concebe-se que as oficinas sócio pedagógicas do projeto vida e esporte apresentam práticas pedagógicas inovadoras, em concordância com o referencial da sociedade atual e o momento social, o qual busca uma educação que estimule novas perspectivas diferentes do antigo e arcaico modelo fabril, que estimule novas idéias, maleabilidade, adaptação, competências para resolução de questões, para o entendimento dos novos tempos tecnológicos, para situar dados e, acima de tudo, motivação para o desenvolvimento completo do cidadão.

Palavras-chave: construtivismo, sócio-interacionismo, construcionismo e inovação pedagógica.