Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do projeto quilombo para as práticas pedagógicas vivenciadas no centro de ensino liceu maranhense no município de São Luís – Maranhão.

Este estudo pesquisa analisa e descreve as práticas pedagógicas para a Educação das Relações Étnicos Raciaisque possibilitem a formação de indivíduos críticos e reflexivos dentro da sociedade plurirracial e multicultural como a nossa. A pesquisa está voltada para o projeto “Quilombo”, desenvolvido pelos professores e alunos do Centro de Ensino Liceu Maranhense, analisando o seu desenvolvimento através da descrição etnográfica das práticas pedagógicas devolvidas durante o desenvolvimento do projeto objetivando identificar a existência de inovação pedagógica nas referidas práticas docentes, através da observação das mudanças de dentro para fora do ambiente escolar, o que implica reflexão, criatividade, sentido crítico e autocrítico, envolvendo novas formas de organização do espaço letivo e assunção de novos comportamentos atitudinais e procedimentaisdos professores e dos alunos. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa de cunho etnográfico através da observação participante,seguindo a metodologia etnográfica, de releitura e interpretação do tecido social da escola, lugar desta investigação, ancorada em observação, entrevistas e questionários semiestruturado, valorizando o contexto escolar, utilizando um referencial teórico pertinente ao tema e a linha de investigação. Utilizando a triangulação dos dados recolhidos identificamos que na escola pesquisada existem praticas pedagógicas inovadoras com vistas a uma educação para as Relações Étnicas Raciais por parte de um contingente mínimo de professores e alunos, que apontam para um espaço escolar pluriétnico e multicultural apesar desses profissionais ainda não terem a medida exata das contribuições de tais práticas pedagógicas para a cultura escolar.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Étnico racial; Inovação;Etnografia; Cultura Escolar.