Solange do Nascimento Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação inovadora e educação inclusiva: limites e possibilidades a partir da experiência em sala de recursos da Escola Telésphoro Ferreira de Araújo, Campo Formoso, Bahia

A presente dissertação tem como objetivo verificar a existência da inovação pedagógica no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com necessidades especiais da Sala de Recursos do Colégio José Telésphoro Ferreira de Araújo do Município de Campo Formoso – BA. A partir dessa busca de compreensão definimos como objetivos específicos analisar a prática pedagógica operacionalizada na Sala de Recursos, do ponto de vista do conceito de inovação pedagógica e definir em que medida a prática pedagógica analisada se apresenta como portadora de contribuições efetivas à construção de uma pedagogia inovadora. Norteada por esses objetivos esta pesquisa apresenta como elementos centrais refletir e discutir, as referências de Inovação Pedagógica na Sala de Recursos assentada na prática pedagógica da citada unidade escolar. Do mesmo modo, analisar e identificar a natureza da referida prática, e os elementos do processo de intervenção e articulação da aprendizagem do aluno, que permita compreender se essa prática apresenta uma natureza inovadora. Pretendeu-se assim, compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas na Sala de Recursos, o desenvolvimento desta investigação tendo como metodologia a investigação qualitativa, enraizada na etnografia e na observação participante. A Sala de Recursos do colégio,  lócus da pesquisa, foi a primeira a ser implantada no Município por apresentar uma demanda grande de crianças e adolescentes com necessidades especiais, outro fator relevante foi a localização acessível e por ser uma instituição educacional de grande porte. Assim, foi exposta de forma clara e compreensível a prática pedagógica vivenciada na Sala de Recursos no qual realizaram-se a observação participante e as entrevistas. Através dessas técnicas de investigação encontramos elementos de inovação pedagógica no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam deficiência como podemos comprovar durante toda discussão realizada nesta pesquisa.

Palavras-chave:  Inovação Pedagógica, Educação  Especial,  Inclusiva e Sala de Recursos.