Nilzete Meyer Pinheiro Mestrado em Inovação Pedagógica

EDISCA – Escola de Dança e Integração Social de Crianças e Adolescentes:uma prática pedagógica inovadora?

O trabalho tem como propósito investigar as práticas pedagógicas da EDISCA- Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes, que tem como foco de atividade a arte e a cultura através da dança desenvolvendo um processo educativo e formativo nos educandos. Através do estudo, procurei saber se há prática pedagógica inovadora nos processos de aprendizagem. Para cumprir estes alvos, a ação culminou com um estudo de caso, de natureza etnográfica com auxílio de literatura específica. Os conceitos de inovação pedagógica tiveram as contribuições de Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Semenovitch Vygotsky, dentre outros, os quais trouxeram aportes relevantes para fundamentação teórica desta pesquisa.  Conceitos como a matética, a arte de aprender e o construcionismo, fundamentaram a base teórica da pesquisa e nortearam a observação durante a coleta de dados. Paralela aos estudos teóricos foi realizada em campo uma observação participante. Acompanhei e investiguei as aulas em sala de aula e fora dela, bem como os eventos, atividades e projetos desenvolvidos ou concluídos durante minha estadia, assim como os discursos construídos pelos professores e seus alunos.  Pude, através da minha investigação, perceber claramente os conceitos dos autores estudados refletidos no processo de aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: Aprendizagem, crianças, interação, dança e inovação pedagógica.