Maria Goretti de Araújo Souza Mestrado em Inovação Pedagógica

As práticas pedagógicas no contexto do Projovem urbano em Escola Municipal de Petrolina-PE

Este trabalho buscou identificar se as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do ProJovem Urbano - PJU apresentam inovação pedagógica, considerando práticas inovadoras como as que oportunizam aos aprendizes um ambiente social de aprendizagem colaborativa, tendo a interação como princípio de construção do conhecimento compartilhado, onde se garante a autonomia dos sujeitos para aprender. O PJU na sua estrutura é um programa de correção de fluxo curricular em que o jovem de 18 a 29 anos tem a oportunidade de cursar o Ensino Fundamental em apenas 18 meses. Em sua matriz curricular o programa PJU é formado em três dimensões: Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, explorando eixos que unem os tópicos Juventude, Cultura, Cidade, Trabalho, Comunicação, Tecnologia e Cidadania.O estudo foi realizado numa Escola Municipal de periferia da cidade de Petrolina – PE - Brasil, nos anos de 2015 e 2016. Os principais autores utilizados para apoio da tessitura teórico-metodológica do estudo são: Fino, Sousa, Papert, Freire, Vygotsky, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu da Silva, Moreira e Silva, Corazza, Rodrigues, Kuhn, Morin, Toffler, André, Macedo, Bardin, Flick, Ludke e André.A pesquisa é qualitativa e a abordagem metodológica um estudo de caso de natureza etnográfica. Os instrumentos, as técnicas e procedimentos que constituíram a base dos dados essenciais para a análise do objeto foram: observação participante, análise documental e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Entre as principais conclusões a que chegamos, a mais segura foi identificar elementos de inovação pedagógica tanto na maioria das práticas pedagógicas quanto na proposta de orientação curricular.

Palavras-chave: Inovação pedagógica, Práticas pedagógicas, PROJOVEM URBANO, Estudo de caso etnográfico.