José Moreira da Rocha Mestrado em Inovação Pedagógica

Construção do conhecimento em língua portuguesa dos alunos da comunidade indígena Tapebas em Caucaia /CE: estudo de caso.

Trata-se de uma Dissertação de mestrado com sua gênese numa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, cujo embasamento está focado na “construção do conhecimento da Língua Portuguesa pelos alunos da comunidade indígena Tapeba; uma tribo que é constituída por aproximadamente 6.000 índios, distribuídos em 19 comunidades. O termo “Tapeba” decorre de uma variação fonética da língua tipi-guarani, que quer dizer pedra chata ou pedra polida; - estudo de caso.”- Esta pesquisa deverá ser submetida a  avaliação, mediante apreciação pelo Conselho Científico do Centro de Ciências da Universidade da Madeira (UMa), para a conclusão do curso de Mestrado em Ciência da Educação, tendo como área de concentração do estudo a Inovação Pedagógica. A pesquisa tem sua estrutura fundamental arrimada num estudo que objetiva saber se existe Inovação Pedagógica na construção do conhecimento da Língua Portuguesa pelos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos da Escola Indígena da Ponte, localizada às margens do rio Ceará, no Município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O trabalho dissertativo se efetivou mediante três momentos: i) fase exploratória com revisão de literatura; ii) trabalho de campo, abrangendo: o relato do diário de campo, observação participante e entrevistas não estruturadas; iii) análise e tratamento do material empírico e documental, os quais serão concretizados durante o processo dos atos investigativos, além da análise qualitativa dos achados da pesquisa.

Palavras-chave: Inovação, pedagogia, Tapeba, etnografia, aprendizagem