Gislaine Ferreira de Oliveira Mestrado em Inovação Pedagógica

Práticas pedagógicas inovadoras no trabalho de reinserção social e ressocialização do Petrape.

Esta pesquisa tem como objetivo principal o conhecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas numa instituição de acolhimento, o PETRAPE, na cidade de Petrolina-PE, que atua no campo das políticas de amparo e reintegração social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, cujas ações incluem práticas pedagógicas diversas. Assim, por meio de levantamento de dados teóricos e empíricos buscou-se: 1) conhecer a estrutura, os sujeitos e, sobretudo, como se dão as práticas pedagógicas ali desenvolvidas; 2) conhecer o que há de inovador nessas práticas pedagógicas, tomando como ponto de partida o conceito de inovação defendido por Fino (2007). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de natureza etnográfica, com uso predominante da observação participante e das entrevistas semiestruturadas como principais instrumentos utilizados na produção de dados. O presente trabalho está centrado no tema das práticas pedagógicas no amparo institucional de crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social, o que justifica o tratamento do conceito de inovação pedagógica dentro do processo de amparo e ressocialização, problematizando as contradições entre a tradição e a inovação nessas práticas. Os resultados apontam que os sujeitos envolvidos não têm a pretensão de serem deliberadamente inovadores, pois as concepções sobre o que seja inovação não estão claramente definidas por eles, objetivam exclusivamente dar o melhor atendimento às crianças ali acolhidas. Contudo, ao excederem as formas convencionais do amparo e ao adotarem a interação social, a experiência e a construção do conhecimento como instrumento de mobilização subjetiva dos sujeitos envolvidos, suas ações passam ser configuradas como inovadoras.

Palavras-chave: inovação, práticas pedagógicas, ressocialização, reintegração, amparo institucional e vulnerabilidade.