Elissandra Gonçalves Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Manifestações culturais e inovação pedagógica: dialogicidade entre educação formal e não formal na comunidade quilombola de Tijuaçu, Bahia.

Este estudo investigativo teve como objeto de estudo as manifestações culturais de Tijuaçu e teve como objetivo geral analisar se há inovação pedagógica nos processos que conduzem as manifestações culturais de Tijuaçu e suas implicações para os sujeitos.  Para alcançar tal objetivo delimitamos como objetivos específicos: discutir em que se constituem os processos pedagógicos na contemporaneidade e se a inovação pedagógica está presente nas manifestações culturais nas comunidades quilombolas, em especial em Tijuaçu; analisar se a escola formal articula os saberes e elementos culturais locais no processo de construção de uma educação inovadora. Assim, a pesquisa se ancorou no paradigma da pesquisa qualitativa tendo o método etnográfico como escolha, utilizando como técnicas de coletados dados: observação participante, entrevista semiestruturada, análise de documentos e de imagens por compreender que estas se apresentavam mais adequadas à compreensão do significado dos fatos e fenômenos investigados. O levantamento, análise e interpretação dos dados nos permitiram concluir que os grupos de manifestações culturais constituem formas de transmissão da cultura local, onde exista uma didática interativa de valorização ao trabalho colaborativo e à aprendizagem mediada e carregada de significados. Encontramos a valorização da cultura como forma de identidade, conhecimento crítico e reflexivo, sendo constatada dessa forma, a presença de inovação pedagógica dentro dessas práticas, apesar do futuro dessas manifestações serem alvo de preocupação pelos membros de grupos culturais. Já na Escola Municipal de Primeiro Grau, constatamos ainda de forma enraizada uma prática educativa entre o ensino formal e informal, pois a dialogicidade entre esses dois tipos de conhecimento tendo por veículo as manifestações culturais aparecem limitadas a datas comemorativas. Apesar dessa realidade, também constatamos na escola pesquisada, indícios de inovação pedagógica, pois alguns docentes valorizam em suas práticas pedagógicas o protagonismo do aprendiz, a aprendizagem significativa, assim como sua criticidade, reflexão e autonomia. Essas práticas com foco inovador se fizeram notar principalmente nas aulas de história, ciências e nas do Programa Mais Educação (PME).

Palavras-chave: Inovação Pedagógica. Manifestações culturais. Práticas pedagógicas e aprendizagem significativa.