Djair Guedes Menezes Mestrado em Inovação Pedagógica

A Aprendizagem De Gênero Literário, Leitura E Interpretação De Texto De Estudantes Do Ensino Médio De Itiúba Através De Computadores E Redes Sociais: Um Estudo De Caso

Este trabalho observou a prática da escrita por alunos do turno matutino em um Colégio da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Tinha como objetivo verificar a possibilidade de mudança de gênero literário com a produção e postagem de texto virtual nas redes sociais. Para isso pretendeu analisar com uma visão construcionista e mediadora se havia uma mudança paradigmática inovadora de aprendizagem da escrita, leitura e interpretação de texto em redes sociais com o uso de determinadas tecnologias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso etnográfico, que analisou através da observação participante, conversas informais e de entrevistas semi-diretivas dos alunos, sua condição social, seu espaço geográfico e cotidiano, além do olhar ponderador de professores quanto ao uso de tecnologias e redes sociais. O estudo verificou quais as condições para produção de texto de acordo com as tecnologias mais utilizadas pelos estudantes e também analisou o conteúdo de produções textuais e suas postagens em blogs, sites e outras redes sociais. Foi importante perceber que boa parte dos alunos trabalhou de forma mediadora e autônoma enquanto construíam e compartilhavam os textos sem qualquer preocupação ou desejo de apenas cumprir interesses do currículo escolar. Quando escreviam em sites ou blogs os sujeitos não estavam pensando em aulas ou tarefas escolares exigidas pelo professor. Ainda que em determinado momento as tecnologias e os acessos na internet permitissem um trabalho de aprendizagens intermediado pelo orientador, quando se tratava de postagens literárias identificava-se o cuidado com a linguagem e a arte literária para além da sala de aula. Tal prática estava alicerçada aos ideais pedagógicos de aprendizagem não-diretiva, autônoma e mediadora que permeiam as teorias pedagógicas interacionistas. Os resultados finais revelaram que os textos produzidos pelos alunos adolescentes em redes sociais eram produções múltiplas que em geral não tinham compromisso com os modelos tradicionais. Identificou-se um gênero indeterminado bem próximo das caraterísticas do sujeito pós-industrial do século XXI. Verificou-se que parece haver um modelo de escrita diferenciado pela forma de acesso e postagem virtual, mas que ainda se desenvolve em fase de transição. 

Palavras-chave: escrita, virtual, inovadora, construcionista, redes sociais.