Marta Pontes da Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Abre-se a cortina: os jogos teatrais e as possibilidades de inovação pedagógica no universo escolar.

Esta pesquisa teve como foco principal entender como os jovens alunos do ensino médio compreendiam as atividades teatrais desenvolvidas em sala de aula além de analisar quais as influências que as mesmas exercem na formação do indivíduo e no seu processo educativo. Para tanto, buscou-se estudar o comportamento dos estudantes frente às atividades e aos jogos teatrais realizados e o impacto que os mesmos exercem na construção do conhecimento além de tentar compreender o pensamento artístico dos estudantes e as diferentes formas de aprendizagens e pesquisar o impacto dos jogos teatrais sobre os discentes na aquisição do conhecimento no desenvolvimento das diferentes formas de linguagens e na organização das ideias. Este estudo foi dividido em duas fases: a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso este desenvolvido a partir da investigação, com uma abordagem qualitativa e na modalidade etnográfica, cuja discussão central tratou sobre a existência da inovação pedagógica nas atividades e jogos teatrais no processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Cristo Rei - Pernambuco. Nesse sentido contemplaram-se discussões teóricas sobre etnografia enquanto metodologia que apoiou e direcionou a investigação, destacando a observação participante, entrevista semiestruturada além, do áudio e do diário de campo que corroboraram para a análise e triangulação dos dados para que fosse possível afirmar ou não se atividades/jogos teatrais, considerada uma ferramenta milenar de socialização, é ou não um instrumento de inovação pedagógica em sala de aula. Ressaltando que independente do resultado da pesquisa o que vai constituir inovação pedagógica ou não é a forma em que é utilizada em sala de aula, a proposta deste trabalho pedagógico é sim, o que vai fazer das atividades/jogos teatrais um trabalho diferenciado, um método inovador ou apenas mais uma mera reprodução de um sistema tradicional com um acréscimo de criatividade. 

Palavras Chave: Teatro – Jogos Teatrais - Aprendizagem – Inovação Pedagógica – Conhecimento – Pensamento Artístico.