Fátima Alves Fraga Mestrado em Inovação Pedagógica

O Círculo de leituras como ambiente matético: construção de redes produtoras de conhecimento como prática educacional inovadora

Esta pesquisa, cujo objetivo é compreender de que forma o Círculo de Leituras, como um ambiente matético, constrói um espaço e um tempo de aprendizagem relacional e significativo entre aprendizes, produzindo redes de conhecimentos e traduzindo-se em processo de inovação pedagógica. Esta pesquisa qualitativa de base etnográfica, tendo a observação participante completa como indicador para investigação da leitura crítica dos aprendizes envolvidos, tem como objeto o Círculo de Leituras enquanto uma experiência de ambientação matética, na Escola Pan Americana da Bahia, com estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2009–2010, sob o prisma da inovação pedagógica na contemporaneidade. Compreende-se que, neste contexto, inovação pedagógica é definida como mudanças paradigmáticas e estruturais no modo de aprender e ensinar.  Esta dissertação fundamenta-se nas teorias do interacionismo de Jean Piaget e do construcionismo de Lev Vygotsky e de Seymour Papert.

Palavras chave: Círculo de Leituras. Inovação Pedagógica. Matética. Rede de conhecimento.