Guida Reis Rodrigues Mendes Doutoramento em Currículo

Linhas curriculares e práticas de educação de infância. Um estudo pelas vozes das crianças.

A Educação de Infância tem vindo a granjear progressiva importância na sociedade e na vida das crianças, preconizando orientações curriculares que estabelecem o brincar e a participação mediante a escuta das crianças sobre os assuntos que lhes dizem respeito, como pilares fundamentais deste nível de educação. Com o objetivo de compreender o quotidiano das crianças em contexto de Educação de Infância, procura-se dar voz e protagonismo às crianças, enquanto atores sociais e sujeitos competentes e de direito. Como quadro teórico, assume-se que este estudo se situa no campo das Ciências da Educação, na área do Currículo e no domínio da Educação de Infância, no que concerne às linhas curriculares que orientam as práticas de Educação de Infância. A investigação qualitativa, com recurso ao método de estudo de caso de cariz etnográfico com crianças, foi a opção metodológica escolhida. O trabalho de campo decorreu ao longo de um ano letivo com a participação de um grupo de vinte e seis crianças de um estabelecimento de educação e ensino público da Região Autónoma da Madeira. Como estratégia para aceder às vozes destas crianças, recorri a técnicas diversificadas de recolha de informação como observação participante e entrevistas etnográficas, complementadas com registos de imagens e algumas produções da autoria das crianças. A análise das informações recolhidas, numa interpretação necessariamente subjetiva, permitiu concluir que as crianças representam o seu quotidiano em torno das atividades lúdicas e de aprendizagens estruturadas nas linhas curriculares que orientam as práticas pedagógicas dos adultos, consubstanciadas em conceções de criança e no que deve ser a sua educação naquele contexto. Mas, também, num mundo à parte, de significação cultural e identitária da infância, mediante a cultura lúdica e simbólica que é permitida às crianças, estas constroem com os seus pares o seu próprio mundo, brincando. Destarte, recomenda-se a valorização da escuta atenta das vozes das crianças e do potencial lúdico e de aprendizagem que elas contêm, nas práticas de Educação de Infância.

Palavras-chave, brincar, cultura de crianças, educação de infância, etnografia com crianças, orientações curriculares, vozes das crianças.