Claudinéia Analia da Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

A produção do vídeo como contribuição para uma aprendizagem significativa em educação ambiental: um estudo de caso no ensino fundamental.

Esta pesquisa analisou quais contribuições a produção de vídeo trouxe para uma aprendizagem significativa em Educação Ambiental como ruptura de paradigmas no contexto da sala de aula a partir da consideração da visão inovadora de educação. Para tanto, propôs-se buscar compreender como acontece à aprendizagem significativa na visão de diferentes autores, bem como estabelecer um estudo teórico sobre Inovação Pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da prática pedagógica associada ao uso de tecnologias. O estudo foi desenvolvido visando observar “como” os aprendizes apropriavam-se do vídeo como ferramenta de aprendizagem no âmbito da Educação Ambiental. A questão problema foi a seguinte: como a utilização e a produção do vídeo pelos aprendizes podem contribuir para uma aprendizagem significativa em Educação Ambiental? Nessa perspectiva, a pesquisa foi de cunho qualitativo, seguindo a abordagem etnográfica, mediante um estudo de caso. Tendo em vista a natureza da investigação, o estudo da presente dissertação destacou uma sala de aula de Ensino Fundamental I, o 4° ano, composta por um grupo de 21 aprendizes, na Escola Municipal Divino Espírito Santo (EDES), situada na cidade de Recife/PE. Os resultados obtidos demonstraram que a produção do vídeo no âmbito da Educação Ambiental constitui-se uma ferramenta favorável na prática pedagógica para o desenvolvimento dos discentes, pois abriu espaço para a construção de uma consciência saudável em favor do meio ambiente. Nesses encadeamentos, a Inovação Pedagógica ganhou espaço.

Palavras-chave: Inovação Pedagógica; Tecnologia e Educação; Educação Ambiental.