Liliana Rodrigues Doutoramento em Currículo

A integração escolar dos alunos do ensino profissional nível III nas escolas públicas da Região Autónoma da Madeira.

Esta investigação tem por tema a integração escolar dos alunos do ensino profissional nível III nas escolas públicas na Região Autónoma da Madeira. São analisadas as implicações sociais implícitas dos currículos profissionais na estigmatização dos alunos do ensino profissional pela força simbólica da sociedade e dos agentes educativos. Interrogamos ainda se as representações dos professores acerca do currículo profissional promovem a inclusão/exclusão sócio-cognitiva e analisamos as funções sociais explícitas e implícitas do currículo. 
Mostramos ainda de que modo as práticas de significação envolvem relações de poder, inclusive as económicas. Por isso mesmo este trabalho pretende ser um exame crítico, social e político da educação secundária portuguesa. Mas ele é também uma discussão epistemológica e ontológica acerca do conhecimento que se transfigura em currículos. Em última análise é um questionamento ético das práticas pedagógicas e das políticas educativas.
Em todo o trabalho é assumido o cruzamento de três grandes domínios: Filosofia, Currículo e Educação. Acreditamos que toda a Filosofia é, já por si, educativa e que toda a Educação deverá ser filosófica no sentido mais amplo que esta palavra pode ter. Só assim será possível analisar criticamente o que significa a cabeça mais do que as mãos.