Elsa Cristina Violante Gonçalves Ferro de Gouveia Mestrado em Administração Educacional

As práticas de liderança na organização escolar.

A liderança escolar, enquanto área imprescindível para a qualidade e excelência da escola, conduz-nos à reflexão sobre os líderes escolares e o seu papel, enquanto delineadores dos caminhos educativos da escola. O presente estudo insere-se no âmbito da administração educacional, com enfoque numa das suas dimensões, os estilos de liderança. Através de um estudo bibliográfico, partimos das definições conceptuais de liderança, nas organizações tradicionais, para reflectirmos sobre a complementaridade e diferenças entre os conceitos de liderança e gestão, culminando numa descrição sequencial dos estilos (s) de liderança (s) até à contemporaneidade, com particular destaque para os estilos liderança transaccional, transformacional e Laissez-faire. Abordámos igualmente a escola, suas especificidades partindo para uma análise teórico - conceptual da liderança escolar, imprescindível para este estudo empírico. Tendo como objectivo de estudo a liderança escolar, pretendemos investigar, perspectivando uma abordagem qualitativa, numa aproximação ao estudo de caso, conhecer o estilo de liderança (transaccional, transformacional e laissez-faire), privilegiado pela directora da escola básica, baseando-nos nas opiniões e percepções dos actores organizacionais escolares. Os resultados da investigação indicam um padrão comportamental característico do estilo de Liderança Transformacional, como o mais utilizado pela directora escolar. Palavras-chave: Gestão, teorias/estilos de liderança, escola, liderança escolar.