Emanuel dos Santos Perestrelo Rocha Mestrado em Administração Educacional

O género na liderança escolar.

Sendo as escolas geridas por homens e por mulheres, sendo “habitadas” e frequentadas pelos mesmos “homens e mulheres de hoje e de amanhã”, e uma vez que ainda se debate a paridade de género, considerámos pertinente desenvolver uma investigação onde se possa constatar se, de facto, há ainda a necessidade de aprofundar essa natural paridade, na escola onde exerço funções. A presente dissertação resulta de uma investigação realizada numa Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Machico, na Região Autónoma da Madeira e focaliza-se nas práticas de gestão do director da escola, no papel que detém na definição das políticas educativas da escola, nas relações que estabelece com o meio institucional e organizacional e ainda no modo como promove a participação dos actores educativos e a autonomia na escola. Pretende-se, principalmente, identificar a influência do género na liderança escolar e o(s) estilo(s) de liderança que este actor desenvolve na gestão da escola tendo em conta que se trata de uma mulher. No nosso País, os trabalhos de investigação sobre a influência do género na liderança escolar não abundam, certamente devido ao estatuto de menoridade, supletivismo e marginalidade que tem caracterizado a participação do género feminino em cargos de gestão. Esta investigação, ocorrendo numa escola específica e singular, pretende descrever uma realidade organizacional concreta, gerida por um indivíduo do sexo feminino, e apresentar contributos para promoção da paridade de género na comunidade educativa. A orientação metodológica seguida faz a opção pela abordagem qualitativa numa aproximação a um estudo de caso e quantitativa no recurso à análise de valores númericos obtidos mediante questionários aplicados a diferentes actores do meio escolar e a intervenientes externos à comunidade escolar.

Palavras-chave: Género; Paridade; Liderança e Gestão.