Mónica Helena Sousa Gonçalves Mestrado em Administração Educacional

Bullying – A violência nas Organizações Escolares, quando os Professores são as vítimas. Um estudo nas Escolas do Ensino Público da Região Autónoma da Madeira.

Com frequência, somos alertados para situações de bullying que ocorrem nas escolas. No entanto, este fenómeno não se resume apenas aos alunos. Os professores também são vítimas de comportamentos abusivos e repetitivos por parte dos seus alunos. Cada vez mais a violência escolar tem sido abordada nos media. Esta recente mediatização despertou na comunidade escolar uma maior consciencialização da problemática. Neste contexto, esta investigação pretende ser uma reflexão sobre esta problemática tão referenciada, abordando concretamente o bullying/violência sobre os professores. Os objectivos gerais deste estudo consistem em perceber de que maneira o fenómeno do bullying/violência sobre os docentes se expressa na Região Autónoma da Madeira (RAM), e ainda de que forma o docente é afectado nesta situação. No âmbito dos objectivos traçados para esta investigação optámos por um estudo de natureza descritiva com uma abordagem quantitativa dos dados. Para a recolha de dados foram elaborados dois inquéritos por questionário, um destinado aos docentes em exercício de funções e o segundo direccionado aos Directores de Escola e/ou Presidentes dos Conselhos Executivos. A amostra deste estudo é probabilística do tipo estratificada. Assim, foram auscultadas as escolas públicas da RAM dos vários níveis de ensino (1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário). Foram inquiridos 573 indivíduos, dos quais 22 são Directores de Escola e/ou Presidentes dos Conselhos Executivos, os restantes 551 são docentes em exercício de funções do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. Concluímos que a problemática do bullying/violência em relação aos docentes na RAM não é expressiva. A maioria dos docentes consideram que estes actos podem prejudicar o seu percurso profissional, e ainda que, os encarregados de educação têm responsabilidade nestes acontecimentos. Foi ainda possível verificar que existe uma grande preocupação em perceber a origem destes fenómenos o que por sua vez se traduz na procura de medidas interventivas eficazes. No entanto, aferimos que não há consenso relativamente às medidas a aplicar nestas situações. Palavras – Chave: Região Autónoma da Madeira; Bullying/violência; Relação Professor/ Aluno; Prevenção.