Mary Yeny da Silva Fernandes Mestrado em Administração Educacional

Factores que contribuem para a satisfação/insatisfação dos Directores das Escolas do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira: Um estudo de caso.

O presente estudo de investigação analisa, essencialmente, as questões da satisfação e da insatisfação profissional dos gestores escolares. Este insere-se numa das linhas de investigação do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), concretamente, os estudos relacionados com as motivações e dinâmicas dos docentes que desempenham funções de administração e gestão nas escolas. A revisão bibliográfica contemplou a abordagem das questões que influem directamente na acção destes profissionais, nomeadamente a evolução da administração educativa e da gestão das escolas do 1.º CEB em Portugal e a regulamentação da função de director deste nível de ensino. Foi também abordada a questão da motivação, tendo sido dada uma especial atenção à Teoria dos Dois Factores, mais conhecida como a Teoria da Motivação-Higiene de Herzberg, pois esta constitui a base teórica deste estudo. De modo a estudar a satisfação relativa aos factores intrínsecos ao cargo, isto é, ao seu conteúdo, e a insatisfação relativa aos factores extrínsecos ao mesmo, ou seja, ao seu contexto, foram utilizadas entrevistas e questionários como técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos através de 11 entrevistas e 82 questionários permitem concluir que os directores das escolas do 1.º Ciclo da Região Autónoma da Madeira a funcionar em regime de tempo inteiro envolvidos neste estudo encontram-se ligeiramente satisfeitos e também ligeiramente insatisfeitos com a sua profissão. Por um lado, é possível concluir que os factores motivacionais ou satisfacientes são o Trabalho em Si, a Responsabilidade, o Reconhecimento, a Possibilidade de Desenvolvimento Profissional, a Realização Pessoal e a Possibilidade de Progressão na Carreira, sendo possível constatar que apenas o último factor actua como inibidor da motivação. Por outro lado, as Condições de Trabalho, a Inspecção, o Salário, a Vida Pessoal, a Política Educativa, as Relações Interpessoais, o Estatuto Social são os factores higiénicos ou insatisfacientes, sendo que apenas os últimos dois factores atingem um nível higiénico satisfatório e que, por esta razão, os restantes constituem factores de insatisfação sendo, por isso, factores de desmotivação profissional. Em geral, constata-se que a influência na motivação dos directores é maior por parte dos factores motivacionais do que dos factores higiénicos. Concluída a pesquisa, é esperado que o conhecimento criado seja útil no sentido de suscitar futuras reflexões sobre toda a envolvente ao cargo de director e de contribuir para que quem de direito actue de modo a promover a satisfação e minimizar a insatisfação destes profissionais, por serem uma das figuras centrais da gestão e administração das nossas escolas, que tanto se querem de qualidade. Palavras-chave: Administração Educativa, Gestão Escolar, Satisfação/Insatisfação, Motivação, Teorias da Motivação.