Maria do Rosário David Fonseca Perestrelo Figueira Mestrado em Administração Educacional

O líder Escolar e a motivação Docente – Um estudo de caso.

A investigação aqui exposta enquadra-se na temática da liderança e da motivação e visa retratar uma situação específica, a influência da líder na motivação docente num infantário do concelho do Funchal. Este trabalho de investigação tem como desígnio básico procurar compreender, através de inquéritos aos educadores de infância e entrevistas ao director e educadores de infância, se existe relação entre a liderança exercida e a motivação docente. O enquadramento teórico foi orientado em três vertentes, uma dominada pelas politicas administrativas e consequente desenvolvimento da educação pré-escolar em Portugal, assim como todo o enquadramento legal; uma outra ligada à liderança, teorias e estilos praticados; por fim as teorias das motivações humanas. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva; para isso, socorremo-nos da abordagem qualitativa e quantitativa para procedermos à triangulação de dados obtidos. Chegou-se à conclusão que a maioria dos inquiridos e entrevistados são de opinião que o líder tem influência na motivação dos seguidores e que a liderança exercida é assente na teoria transformacional baseada no respeito, neutralidade, imparcialidade, profissionalismo, dinamismo, organização, elogios, justiça e motivação, com um estilo democrático ligado às competências da inteligência emocional. Não podendo ser generalizável, o estudo concluiu ainda que independentemente do líder, estes seguidores estão motivados para as suas práticas, porque gostam da sua profissão. Palavras-chave: Líder, Director, Educadores De Infância, Seguidores, Motivação.