Sofia Micaela Castro Silva Mestrado em Administração Educacional

Liderança, resultados escolares e clima escolar: Que simbiose?

A aprendizagem discente é fortemente condicionada por variáveis extrínsecas e intrínsecas às organizações educativas e que afectam o seu desempenho e rendimento escolares. De entre as variáveis de processo relativas à acção da escola a que maior variância parece provocar na aprendizagem dos alunos é a liderança pedagógica e centrada na aprendizagem, cujos efeitos apesar de pequenos e, maioritariamente, indirectos são significativos. A tarefa central da liderança, apesar de não ser a única, é contribuir para melhorar o desempenho do pessoal docente, enquanto o meio mais directo de incrementar a aprendizagem dos alunos. As lideranças podem e devem exercer um papel chave no processo de construção, promoção e desenvolvimento da qualidade das escolas e do sucesso educativo. Crentes que o êxito da aprendizagem depende do modo como a liderança é desenvolvida numa escola e conduzidos pelo desejo de saber se há ou não uma chave para o trilho de práticas eficazes de liderança conducentes ao sucesso educativo e organizacional, este estudo de caso único, de cariz qualitativo, debruça-se sobre a liderança - na figura do director - de uma escola secundária pública da Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste estudo confirmam o modelo de práticas de liderança preconizado por Leithwood et al (2004, 2006) e Day et al (2009) e que envolvem a construção da visão e definição de direcções; a concepção da organização e redesenho de funções e responsabilidades; a compreensão e desenvolvimento das pessoas e a gestão do processo de ensino/aprendizagem. O director da escola em estudo não operacionaliza ainda todas as práticas associadas a este modelo, porém estas revelam-se fundamentais e proporcionam uma fonte poderosa de orientação para o seu trabalho. Apesar das limitações evidentes de uma escola de um meio rural, os resultados escolares dos alunos têm sido muito bons ao longo dos últimos anos, o que nos permite afirmar que o bom desempenho está visivelmente associado às condições da escola, bem como aos valores, capacidades e práticas de liderança exercidas pelo director. Concluiu-se, então, que há uma associação significativa entre os valores, as qualidades e as acções estratégicas da liderança e a melhoria das condições de escola e, consequentemente, da aprendizagem discente. Palavras-chave: Liderança Escolar, Liderança Pedagógica; Liderança Centrada na Aprendizagem; Aprendizagem Discente.