Lucybel Jardim da Silva Mestrado em Administração Educacional

Director de Escola a Tempo Inteiro: Um equilíbrio entre gestão e liderança.

Este estudo dedica-se à importância e reflexão das dimensões gestão e liderança na administração de uma escola a tempo inteiro, centrada na figura do director. A partir destas considerações, destacamos como objectivo geral deste trabalho a intencionalidade de encontrar resposta a uma questão: que práticas de gestão e liderança são desempenhadas pelo director de uma Escola a Tempo Inteiro - haverá algum equilíbrio entre estas duas dimensões? Considerando a fundamentação teórica e os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que privilegia a metodologia qualitativa. O trabalho apresenta-se como um estudo de caso etnográfico, e concretizou-se através da observação participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. Numa primeira fase iniciamos o trabalho de campo recolhendo dados de forma sistemática e não intrusiva, posteriormente, recolhemos e analisámos documentos da escola que nos possibilitaram caracterizar o seu contexto, e por fim, recorremos a entrevista semi-estruturada realizada à directora, como forma de complementar os dados recolhidos através da observação. Os resultados deste estudo aduzem que a directora desempenha um papel mais relevante do que a leitura das competências que lhe são legalmente atribuídas, tendo diversas responsabilidades profissionais e obrigações sociais. Os dados reforçam ainda outras investigações que indiciam que, grande parte da energia dos directores de escola é consumida a dar resposta às diferentes tarefas de gestão. Mas apesar da burocracia e das exigências externas, a directora recorre a diversas estratégias para exercer uma participação partilhada, com responsabilidades na área da gestão e capacidade de liderança. Assim, a directora empenha-se nas questões da liderança da escola que ambiciona que seja distribuída. Julgamos que o nosso estudo permite um destaque sobre o papel do director de uma Escola a Tempo Inteiro, onde este realiza diversas tarefas que contribuem para alcançar os objectivos da escola, articulando as exigências da organização, e as necessidades e aspirações da comunidade escolar. Palavras-chave: Administração, Gestão, Liderança, Escola a Tempo Inteiro, Estudo de Caso Etnográfico.