Fernanda Clara Fernandes Rodrigues Mestrado em Administração Educacional

e-Liderança: Um Futuro Emergente.

Este estudo de investigação incide sobre a actividade da Liderança de uma Escola de 1º Ciclo com Pré-Escolar situada em meio rural da Cidade de Santa Cruz, e representa uma simbiose da Liderança com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), salientando uma e-Liderança emergente no corpo docente da mesma (entre os meses de Setembro de 2008 a Março de 2009). Trata-se de uma investigação-acção com características emancipadoras, em que os participantes e a investigadora assumiram um papel de transformadores de práticas, modeladores de valores, e apresenta-se uma intervenção na Direcção, Gestão e Administração da Escola, redesenhando uma Plataforma OpenSource num espaço virtual de e-Liderança. A revisão da literatura centrou-se nas seguintes áreas: a) teorias da liderança; b) berço da liderança transformacional; c) liderança transformacional em organizações não escolares; d) liderança transformacional na administração educacional; e, e) e-Liderança. Procuramos clarificar a necessidade de uma liderança aliada às TIC, e fundamentar um emergente futuro transformacional mediatizado por plataformas virtuais. Em termos metodológicos, foram descritos e justificados os motivos da escolha do método de investigação-acção emancipatória, identificado o contexto da pesquisa, os participantes e os instrumentos utilizados na recolha de dados. Os três ciclos da investigação-acção são descritos, analisados e interpretados, e verificou-se que a presente investigação enfatizou a Liderança Transformacional e as TIC, através da utilização de meios virtuais, que permitiram descobrir novas informações, experimentar novas práticas de Gestão de Pessoas, contribuindo desta feita, para a mudança de atitudes e comportamentos dos participantes. As principais conclusões deste estudo são as seguintes: 1) A Liderança da EB1/PE de Camacha apresenta comportamentos de Liderança Transformacional pela presente ordem de frequência: a) Redesenhando a Escola; b) Desenvolvendo Pessoas; c) Estabelecendo uma Direcção; e, d) Agregando Gestão e Liderança Transaccional; 2) A Plataforma E-Liderança promove fortemente certas categorias dos Comportamentos da Liderança Transformacioal; 3) A Liderança da Escola pode optar por implementar ferramentas de comunicação como os chat-rooms, os fóruns de discussão e os anúncios, em alternativa à comunicação tradicional (não virtual); e, 4) As vantagens de uma Plataforma E-Liderança são múltiplas: liderança partilhada, acesso a documentos a qualquer momento e em qualquer lugar; partilha de ideias e materiais; maior interacção com a Liderança e os docentes, menor burocracia, maior economia de papel e de consumíveis informáticos, fomentando um espírito de equipa entre os docentes. A única desvantagem centra-se na falta de confronto directo, não sendo virtualmente visíveis as reacções das pessoas perante as situações.
Palavras-chave: Liderança Transformacional, Liderança Electrónica, Plataformas OpenSource, Administração Educacional, Mudança, Estruturas Colaborativas.