Simone Maria Lopes Veloso Mestrado em Inovação Pedagógica

A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguari: um estudo de caso

O presente estudo tem como tema a Prática Pedagógica na Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguary e insere-se na linha de inovação pedagógica, tendo como objetivo compreender como se efetiva a prática pedagógica na referida escola, buscando apreender, na especificidade da escola diferenciada, práticas pedagógicas inovadoras. Utilizou-se para efetivação do estudo a etnopesquisa, por meio da pesquisa qualitativa e da realização de estudo de caso, apoiado em entrevistas não estruturadas ou semi-estruturadas, realizadas através de um roteiro flexível, elaborado previamente. A pesquisa respaldou-se principalmente nos estudos YIN, MACEDO, BOGDAN e BIKLEN e LAPASSADE, ao passo que o conceito de Inovação Pedagógica foi analisado à luz das contribuições de FINO, LÈVY, PAPERT, TOFFLER, TURKLER, THURLER e PERRENOUD e VYGOTSKY, como também, estudiosos da educação indígena, os quais nortearam de maneira plena esta pesquisa. Para complementar a fundamentação teórica concomitante com os estudos teóricos, foram realizadas as observações em sala de aula, entrevistas com profissionais da escola, envolvidos no processo ensino-aprendizagem, e da comunidade, como também, participação em eventos realizados fora da escola. Em síntese, esta investigação pretendeu descortinar as particularidades do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, focando na tentativa de encontrar práticas pedagógicas inovadoras.

PALAVRAS CHAVE: educação indígena; prática pedagógica; inovação pedagógica; escola diferenciada; etnopesquisa.