Carla Patrícia Martins Gonçalves dos Santos Mestrado em Administração Educacional

As dinâmicas desenvolvidas pela liderança escolar na operacionalização da participação das famílias: um estudo de caso.

A escola é uma organização social constituída por uma comunidade educativa, o que implica uma interacção com outras instituições, particularmente com a família. Estamos perante uma sociedade que exige democracia, autonomia, participação e colaboração entre todos os membros da comunidade envolvente. Estes dois grupos sociais, distintos nas suas funções e estruturas, estabelecem uma dupla relação de aliança e de conflito que se movimenta num mundo instável e em constante transformação, mas que apela à co-responsabilização no processo educativo das crianças. Na era global em que vivemos, a escola não pode ser considerada apenas uma estrutura, sujeita a modificações impostas por reformas globais que a obrigam a ter em conta a realidade circundante. É antes um espaço de partilha de experiências permeadas de significado que resultam do envolvimento colectivo dos líderes, dos professores, dos encarregados de educação, dos alunos e da comunidade em que ela se insere. A partir do momento em que a escola se propõe democratizar e considerando que o envolvimento das famílias está expresso na legislação, é pertinente saber quais as dinâmicas desenvolvidas pela liderança escolar na operacionalização da participação das famílias. Perante esta problemática, pretendemos analisar as acções da liderança e o nível de participação dos diferentes protagonistas; as estratégias do líder escolar para incrementar uma mudança de sucesso, de forma a construir a verdadeira escola democrática; e a relação entre o envolvimento e a participação das famílias com o sucesso escolar e social dos seus educandos, da própria família e da organização escolar. Constatamos que formalmente as escolas são autónomas e que legalmente as famílias podem nelas participar, mas é necessário promover estratégias de envolvimento e cooperação, de forma a podermos considerá-las como intervenientes no processo de formação dos alunos. 
Palavras-Chave: democracia, autonomia, liderança escolar, participação e família.