Francisca Núbia Silva de Araújo Mestrado em Inovação Pedagógica

Práticas pedagógicas inovadoras numa escola inclusiva: rumo à autonomia.

Este projeto tem como referência a educação inclusiva no ambiente escolar regular. Pretende-se refletir sobre experiências de inclusão alicerçadas por práticas pedagógicas inovadoras, praticadas mediante proposta da unidade escolar. A investigação analisa a abordagem qualitativa, o impacto dessas experiências como um novo paradigma educacional na superação da exclusão. Neste processo são discutidos os aspectos das inovações pedagógicas e das mudanças nas suas práticas para a inclusão com autonomia e a prática profissional num contexto de inovações; investigando procedimentos no qual possam atender as necessidades do aluno com deficiência no âmbito da diversidade. O conceito de qualidade da educação deve se destacar no processo educativo com o objetivo de efetivar a contextualização do convívio escolar dos diversos alunos; conduzindo-os a engajar-se no mundo com condições de vida para seu desenvolvimento. Palavras chaves: Educação, Inclusão, Práticas Pedagógicas, Inovação.