Leila Melo Cajazeira Mestrado em Inovação Pedagógica

A aprendizagem da língua inglesa a partir do cotidiano do educando.

Esse estudo apresenta uma investigação e análise da metodologia de ensino da Língua Inglesa usando elementos do cotidiano dos alunos, que teve em sua gênese a seguinte indagação: A utilização do inglês, presente no cotidiano do aluno como ancoragem da aprendizagem da segunda língua, é fator que motiva e facilita a aprendizagem do inglês escolar e pode ser considerada uma prática docente inovadora? Assim, foram investigados e analisados pontos importantes do fenômeno enfocado, bem como, se a prática pedagógica em estudo poderia ser considerada (ou não) inovadora. Esse trabalho teve como objetivos específicos: motivar o aluno de classes da Educação de Jovens e Adultos à aprendizagem escolar da segunda língua, usando como estratégia pedagógica: a associação com o inglês presente em aparelhos eletroeletrônicos, propagandas, gírias, músicas, produtos de supermercados, shopping center e outros; analisar se usando esta estratégia de ensino, podemos facilitar a aprendizagem da L2; melhorar a relação aluno-aprendizagem formal, aluno-aluno e aluno-professor; constatar a pertinência de considerarmos esta prática pedagógica como inovadora, tomando como indicadores sua dinâmica, resultados da aprendizagem e melhor qualidade das relações; facilitar ao aluno perceber a relação entre conhecimento formal e o não formal, resultante da aproximação entre atividade escolar e sua realidade. Procedimentos metodológicos etnográficos foram utilizados porque se trata de um esquema de pesquisa desenvolvido por antropólogos para estudar aspectos culturais e sociais e por si mostrarem aqueles que melhor satisfariam às necessidades deste trabalho. O grupo-classe observado foi composto por jovens/adultos já inseridos no mercado de trabalho. Com base em autores autorizados por seus estudos academicamente aceitos, foram trabalhados: Aprendizagem, Aprendizagem Significativa e inovação pedagógica; princípios da Andragogia; ensino da Língua Inglesa no Brasil e Parâmetros Curriculares Nacionais; e nos norteamos pelo Projeto de Ensino para Jovens e Adultos, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Palavras-chave: Inovação pedagógica, Aprendizagem significativa, Aprendizagem da Língua Inglesa, Educação de Jovens e Adultos.