Vera Silva Pessoa Porto Mestrado em Inovação Pedagógica

Uma experiência na Escola Maria Alice em Fortaleza-Ceará-Brasil rumo a emancipação social: Inovação pedagógica?

O presente trabalho apresenta e discute a implantação de ações que se pretendem inovadoras do ponto de vista pedagógico, no contexto de uma escola pública do município de Fortaleza, no estado do Ceará/Brasil, visando a melhor qualidade do ensino. O trabalho tem uma perspectiva avaliadora do processo e dos resultados das ações inovadoras implantadas pelos professores. Na revisão da literatura, foi destacada contribuição de diferentes teóricos para entendimento dos vários tipos de violência. Explicitam-se, também, estudos de autores na área da inovação pedagógica, com vias a identificar na ação do professor práticas pedagógicas inovadoras para a efetivação da aprendizagem dos alunos inseridos nesse âmbito de violência. O contexto da investigação se deu pela pesquisa qualitativa, utilizando-se o método etnográfico e, para compor o desenvolvimento do trabalho, fez-se um estudo de caso mediante a coleta de dados, com registro em diário de campo, além de entrevistas e observação das ações desenvolvidas por professores e alunos na escola. Verificam-se, com base nos dados, que a escola se encontra aberta à discussão em busca do desenvolvimento integral do aluno por meio da participação democrática de toda a comunidade escolar. Existem, no entanto, ainda, algumas dificuldades, especialmente no que diz respeito ao envolvimento de parte da comunidade externa no processo de tomada de decisões. Os resultados indicam que o desenvolvimento dos alunos acontece com origem na articulação, integração, participação e envolvimento dos sujeitos que buscam estimular o aluno para o desenvolvimento de suas potencialidades e instauração de uma consciência crítica da sociedade rumo à emancipação social. Palavras-chave: Inovação pedagógica. Violência. Escola. Aprendizagem.