Maria Gorete P. de Oliveira Mestrado em Inovação Pedagógica

Abordagem sócio-interacionista nas práticas pedagógicas: um caminho para a inovação.

Esta pesquisa investiga intervenções pedagógicas, com o objetivo de identificar práticas inovadoras sob a óptica do sociointeracionismo de Vygotsky. Para esta análise, reporta-se ao conceito de inovação pedagógica, às raízes da escola tradicional, à feição da Pós-Modernidade e aos contributos da Psicologia para um novo modelo de escola. São analisadas as práticas pedagógicas da Creche Escola Vida de Criança e sua relação com a inovação pedagógica. O locus da pesquisa foi uma sala de aula de uma escola do primeiro ano do ensino fundamental. Os sujeitos pesquisados foram os alunos dessa turma, a professora e a coordenadora pedagógica da escola. As análises foram procedidas sobre os dados colhidos nas observações na sala de aula e as entrevistas realizadas com a professora e com a coordenadora pedagógica. Nas observações realizadas na escola foi verificado que as práticas pedagógicas se fundamentam na abordagem sociointeracionista de Vygotsky. Nessa base teórica, foram presenciados diversos momentos de aprendizagem, tais como a inserção cultural do aluno e de suas necessidades nos programas curriculares, conteúdos tratados de forma significativa para o aluno, interatividade, aprendizagem colaborativa, mediação do professor e práticas favoráveis à autonomia e à reflexão. Observou-se também maior interlocução das áreas de conhecimento e práticas que representam inovação pedagógica, considerando um avanço qualitativo entre a escola tradicional e uma nova perspectiva de aprendizagem. Percebeu-se a compreensão da criança como sujeito do seu conhecimento, como um indivíduo contextualizado em suas relações históricas, culturais e sociais, permitindo uma formação que abrange os valores socialmente constituídos, na perspectiva de uma formação global para a vida. Portanto, considera-se que são práticas inovadoras compatíveis com o modelo de sociedade contemporâneo que requer a formação de um indivíduo preparado para a complexidade e para isto precisa desenvolver sua autonomia, flexibilidade e capacidade para interagir num mundo dinâmico e de grandes mutações. PALAVRAS-CHAVE: Inovação Pedagógica, Escola Tradicional, Sociointeracionismo, Aprendizagem Colaborativa, Conteúdos Significativos, Mediação.