Jojemima de Mesquita Lucena Mestrado em Inovação Pedagógica

Aprendizagem dos estudantes com “altas habilidades” no contexto da inovação pedagógica: estudo de uma prática.

Buscando analisar a temática “altas habilidades”, este trabalho de pesquisa teve como objetivo compreender a prática pedagógica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), da Prefeitura do Recife-PE/Brasil, tendo como parâmetro a questão da inovação pedagógica. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada com os professores do NAAH/S, onde, inicialmente, focamos o olhar para a totalidade desse espaço, no que se refere à origem e ao funcionamento da instituição, a proposta pedagógica e ao modelo de atendimento dos estudantes com altas habilidades. Paralelamente à coleta dos dados, fomos nos aproximando do objeto pesquisado, por meio do estudo da prática de uma professora que desenvolve atividades com estudantes com altas habilidades na área de robótica. Esse momento foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa, pois tivemos oportunidade de ficar frente a frente com as experiências de aprendizagem vivenciadas pela professora e os estudantes. Para analisarmos e descrevermos os significados da realidade estudada utilizamos, na coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, o questionário, a observação participante, o grupo focal, fotos e consultas documentais. Na análise dos dados, articulada à pesquisa bibliográfica, observamos que a prática estudada desvela um fazer pedagógico pautado em “mudanças” que valorizam o conhecimento como ferramenta essencial ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes. No entanto, ao estarem no ambiente escolar, esses estudantes sentem-se desmotivados, revelando sentimento de frustração e fracasso nas áreas acadêmica, socioafetiva e pessoal, por não terem suas necessidades educacionais atendidas. Outra questão revelada trata da desarticulação da escola no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes encaminhados para o NAAH/S, gerando uma fragmentação no atendimento a esses estudantes. Por fim, diante dos desafios e das limitações dos atores envolvidos nessa prática, os conflitos vivenciados e as questões apontadas possibilitaram reflexões instigantes sobre a temática “altas habilidades”, proporcionando disponibilidade e abertura para a construção de uma prática inovadora. PALAVRAS-CHAVE: Altas habilidades, inovação pedagógica, aprendizagem, conhecimento.