Jandy Tenório Cavalcanti Mestrado em Inovação Pedagógica

A paisagem num contexto de inovação pedagógica em geografia.

A escola não tem atendido às necessidades dos alunos, pois se manteve distante de seu aprender, especialmente em Geografia, necessitando inovação pedagógica. Objetivou-se a analisar a presença de inovação pedagógica no ensino de Geografia por meio de leitura de paisagens com alunos do 6° ano do ensino fundamental. Realizou-se pesquisa-ação com observação participante ativa durante aulas de Geografia para 35 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Davi Vieira da Costa, localizada no bairro de Ponte dos Carvalhos do Município de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil, no período de fevereiro a maio de 2011. A análise de informações foi realizada por método etnográfico, tomando por referencial o diário de pesquisa, onde foram registradas informações, avaliações informais, todas as ocorrências e percepção da pesquisadora, durante a leitura de paisagens, que pudessem auxiliar no entendimento da construção da aprendizagem pelos alunos, considerados sujeitos sociais. Adotou-se curriculum aberto, norteado pelos resultados de cada leitura de paisagem, atendendo aos interesses de alunos. A leitura de paisagens permitiu gradual envolvimento dos alunos, vencendo-lhes a inércia e oportunizando construírem sua aprendizagem, respeitado seu ritmo. Nas atividades de leitura, a ação do professor, como regente do processo, facilitou aos alunos a compreensão de que aprender é uma atividade individual, construída e reconstruída segundo seus interesses. Os assuntos abordados foram sendo aprendidos e este aprendizado pôde ser comprovado pela apropriação da linguagem geográfica. Conclui-se que a leitura de paisagens para ensinar Geografia pode ser considerada uma inovação pedagógica na medida em que quebrou a barreira do ensino tradicional, deu voz aos alunos e, com isso, transformou-os em regentes de seu aprendizado, principais agentes de aprendizagem. Palavras-chave: Geografia; Ensino de Geografia; Inovação pedagógica; Análise etnográfica.