Rogéria Pereira F. Soares Mestrado em Inovação Pedagógica

O cinema como uma linguagem mediadora da aprendizagem de língua estrangeira: uma investigação da prática pedagógica e sua dinâmica.

O Estudo, que incide sobre a prática de uma turma da 4a série do Ensino Fundamental I de um Colégio particular situado em meio urbano da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco – Brasil, descreve e interpreta criticamente como alunos entre dez e onze anos de idade e a professora/investigadora, durante o ano letivo de 2009, exploraram o cinema como linguagem mediadora da aprendizagem de língua estrangeira em um conjunto de debates na área de inovação pedagógica, em uma análise das questões educacionais contemporâneas inerentes a esse contexto, onde o cinema surge como dispositivo facilitador das práticas pedagógicas, na ação de construir conhecimento e gerar aprendizagem. Uma pesquisa etnográfica com participação ativa, na qual “mergulho”, com alto grau de participação, em uma profunda e prolongada análise e interpretação do objeto em estudo, no seu contexto usual e nas condições reais de produção. O estudo divide-se em duas partes, sendo a primeira uma revisão da literatura, onde discuto questões relacionadas à cultura, ao uso das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), ao cinema quanto prática pedagógica e à cognição, à luz de Papert, Vygotsky, Morin, entre outros, procurando fundamentar uma prática educativa tendo o cinema como dispositivo facilitador da aprendizagem de uma segunda língua. Na segunda parte descrevo uma pesquisa que analisa os participantes e o ambiente em determinado contexto, considerando as significações que permeiam as palavras, as frases, ou seja, as mensagens, em uma compreensão do sentido em uma analise crítica de interpretação dos significados de forma descritiva, procurando considerar as várias subjetivações elaboradas no processo de aprendizagem de uma segunda língua, tendo o cinema como linguagem mediadora das práticas pedagógicas desse processo. Palavras-chave: Língua Estrangeira; Cinema; Prática Pedagógica; Aprendizagem; Inovação Pedagógica.