Maria das Mercês de Freitas Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação pedagógica no ensino de geografia: o caso do núcleo de apoio à pesquisa acadêmica (NAPA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Essa pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras a partir do trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa Acadêmica com estudantes da licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O objeto estudado foi construído durante a elaboração de nosso trabalho de Pós-Graduação Lato Senso quando por diversas vezes visitamos o NAPA buscando subsídios científicos para solidificar as premissas teóricas do trabalho então realizado. A presente investigação teve como percurso metodológico uma análise qualitativa, característica da pesquisa etnográfica, cujos dados foram fundamentados na literatura que apoia o objeto estudado, permitindo a apreciação dos depoimentos e a busca pelo alcance dos seguintes objetivos específicos: caracterizar as práticas desenvolvidas pelo NAPA para a aprendizagem dos conteúdos geográficos; identificar as ferramentas pedagógicas oferecidas pelo NAPA para a aprendizagem desses conteúdos e analisar o papel do bacharel de Geografia que atua no NAPA, favorecendo o processo de aprendizagem dos conhecimentos geográficos. A pesquisa resulta no entendimento de que o NAPA é um espaço acadêmico capaz de contribuir para a construção do conhecimento geográfico complementando a prática pedagógica direcionada aos alunos da Licenciatura em Geografia da UFPE e desencadeando a percepção, a problematização, a formulação de hipóteses e a solução de problemas, favorecendo à construção do conhecimento. Assim, apresenta-se como um instrumento importante na formação do perfil profissional de um professor inovador e renovador, e na ruptura com a prática pedagógica tradicional contribuindo para retirar a rotulação da Geografia como uma disciplina descritiva e memorizativa na Educação Básica. Concluímos que o NAPA oportuniza práticas pedagógicas inovadoras de aprendizagem dos conteúdos geográficos aos licenciandos, na medida em que proporciona o acesso às ferramentas conceituais e teórico-metodológicas de apoio ao desenvolvimento da criticidade e da criatividade docente. Palavras-Chave: Inovação pedagógica. Pesquisa etnográfica. Ensino de Geografia. Práticas pedagógicas inovadoras.