Maria Clésia Oliveira Neri Mestrado em Inovação Pedagógica

A alfabetização de adultos e a prática pedagógica com o uso de computador.

Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a utilização das tecnologias na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública estadual do município de Fortaleza, estado do Ceará, que oferta a referida modalidade. Este estudo analisou as práticas pedagógicas mediadas pelo o uso do computador, compreendidas como inovadoras no processo ensino-aprendizagem na sala de aula. Os conceitos norteadores da pesquisa são: inovação pedagógica, o uso do computador como ferramenta de mudanças nas práticas pedagógicas e a teoria da dialogicidade de Paulo Freire. A abordagem da pesquisa é qualitativa e de natureza etnográfica. A amostra dos sujeitos selecionados para análise obedeceu aos critérios de: frequência assídua dos alunos, com taxa mínima de evasão, o que deu qualidade e credibilidade para o trabalho. Na coleta de dados, foram utilizados instrumentos como: questionários estruturados, observação participante, entrevista do tipo grupo focal, diário de campo e material audiovisual. Da análise e interpretação dos dados, destaque-se as declarações dos envolvidos que demonstraram a aceitação das tecnologias e a utilização do software Luz do Saber em uma perspectiva inovadora, com emergência de situações que demonstram autonomia dos estudantes na produção de novos textos, contribuindo para a aquisição da leitura e da escrita. Palavras-chave: Alfabetização de Adultos – Inovação Pedagógica - Computador