Ana Maria de Souza Pereira Filha Mestrado em Inovação Pedagógica

A construção da identidade através da música: uma via para a inovação pedagógica.

O presente estudo tem como objetivo investigar se a prática pedagógica de um professor, que utiliza o Canto Coral como estratégia de aprendizagem, é inovadora ou não. A autora parte da perspectiva de que a prática pedagógica será considerada inovadora se os alunos daquela instituição que não se mostraram motivados pela prática pedagógica tradicional reagem positivamente à proposta inovadora de trabalho do referido professor, que motiva e faz refletir, ressignificando aquele espaço de aprendizagem e nele ressignificam seu papel como aprendizes e como pessoas, e se ressignificam se ess a nova prática auxilia na construção da consciência de si mesmos, graças à natureza e forma de aquisição de novos conhecimentos, que contribuem a uma mudança de comportamento para consigo mesmo e com o outro. A autora compreende ainda que a práxis do professor é capaz de dar um novo rumo à educação naquela escola conferindo-lhe qualidade, pois, atende a sociedade da convivência ampliada e do conhecimento, promovendo a transformação do educando num ser crítico, consciente de seu valor como indivíduo socialmente construído. A análise dos dados levantados durante a pesquisa, à luz de autores tais como Perrenoud, Hargreaves, Freire, André, Schön, Fino, Sousa, entre outros, revelou que a hipótese que norteou a pesquisa de natureza etnográfica, foi confirmada, pois os dados coletados revelaram que a prática pedagógica estudada tem características inovadoras, uma vez que o professor desenvolve um trabalho onde o educando, na convivência com o grupo de Canto Coral, além do específico da música faz aprendizagens que permitem que se perceba como indivíduo agora expandindo sua consciência a respeito de valores inerentes ao ser humano, tais como: solidariedade, respeito, e responsabilidade consigo mesmo e pelo outro, como também o auxiliam no processo de contextualizar-se histórica, cultural e socialmente na escola, no processo ensino-aprendizagem e no mundo fora da escola. Palavras chave: Prática pedagógica inovadora. Consciência de si. Canto Coral.