Thiago Pires de Santana Mestrado em Inovação Pedagógica

A inovação pedagógica no ambiente de modelagem matemática.

Esta investigação objetivou estudar a inovação pedagógica no ambiente de modelagem matemática, a partir, da problemática que envolve as dificuldades de aprendizagem matemática inserida no contexto social contemporâneo, que exige a construção de novas competências e habilidades. Analisaram-se questões pedagógicas que envolvem a aprendizagem matemática na atualidade, bem como buscou-se discutir sobre o significado da inovação pedagógica no rompimento com a prática tradicional na dinâmica de ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido no sentido de descrever analiticamente a prática de ensino-aprendizagem pelo método tradicional e com modelagem, nas categorias de planejamento, relação professor-aluno, relação aluno-aluno, procedimentos metodológicos, utilização de recursos, acompanhamento do desenvolvimento do aluno e considerações finais sobre a prática. A metodologia utilizada enquadra-se numa abordagem qualitativa dos fenômenos educativos, justificada pela natureza da investigação em construir um conhecimento pautado na compreensão e interpretação das ações de todos os sujeitos envolvidos no fenômeno social educativo. As questões em torno do objeto de estudo levantado por este trabalho foram problematizadas no Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota, na cidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil, com o apoio do Grupo Colaborativo em Modelagem Matemática (GCMM), o qual permitiu acompanhar as reuniões e a prática no referido colégio. Os principais resultados consideram que para a modelagem na educação matemática, sob o enfoque da Inovação Pedagógica, ampliam-se as possibilidades de desempenhar um novo papel frente às práticas pedagógicas que objetivam a aprendizagem matemática e atendam as necessidades contemporâneas de desenvolvimento da criticidade, incentivo a pesquisa, aprender a aprender, respeito à diversidade, extrapolação das áreas científicas, implicação social, democracia, cidadania, cultura e outras demandas atribuídas à educação. Palavras-chave: Aprendizagem Matemática, Modelagem Matemática, Inovação Pedagógica, Prática Pedagógica.