Schrley Jeanne Mello Schramm Mestrado em Inovação Pedagógica

Auto-organização, processo pedagógico inovador: um estudo etnográfico da experiência por portfólio nas aulas de arte.

Essa investigação realizou-se no cotidiano escolar de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas, nas aulas de Arte de escolas da região da Chapada Diamantina na cidade de Lençóis-Bahia-Brasil, sob a ótica da pesquisa etnográfica, com base na hermenêutica crítica dos estudos qualitativos com observação participante. O objetivo central foi investigar atitudes e ações práticas sobre como o portfólio, enquanto estruturante dos estudos em arte, possibilitou o exercício da aprendência pelo processo de auto-organização recursiva, gerando autonomia do sujeito que se faz aprendente. Propõe uma mudança de postura do educador na forma de conduzir o conhecimento eleito como formativo, por práticas mediadoras e ambientes de aprendizagens que possam pulsar como sistemas reguladores da autoaprendizagem. A pesquisa, em todo o seu percurso, demonstra como o portfólio, como uma tecnologia pedagógica inovadora, pode ser apropriado por perspectivas emancipacionistas, ao emergir como um mediador potente de aprendências onde a autonomização é o seu fator instituinte fundante. Palavras-chave: Auto-organização; Portfólio; Paradigma da complexidade; Autorregulação