Jorge Luiz Batista dos Santos Mestrado em Inovação Pedagógica

Arte como política afirmativa dos afro descendentes na escola.

Este estudo realiza reflexões acerca das inovações pedagógicas voltadas a sedimentação de políticas afirmativas desenvolvidas na Escola Municipal do Banco da Vitória - EMBV -, no município de Ilhéus-BA, buscando reflexões que possibilitem um olhar diferente sobre as diferenças, tendo como parâmetro a prática do projeto “Conscientização da Beleza Negra”, que destaca a raiz afro dos afrodescendentes pertencentes à escola. Focaliza principalmente a discussão da necessidade do reconhecimento da identidade cultural, enquanto elemento norteador no exercício da cidadania, considerando a arte, nesse sentido, como instrumento de contribuição para a aprendizagem e o conhecimento de si e elevação da autoestima. Os resultados permitem afirmar que se, as ações do Projeto não acabam a discriminação na escola, pelo menos estimula a discussão para a valorização da herança cultural africana, o que mostra que ainda é preciso somar mais esforços no sentido da sensibilização e conscientização da beleza negra. Palavras-chave: afrodescendente; inovação; identidade; arte; políticas afirmativas.