Teresa Abreu Gouveia Mestrado em Inovação Pedagógica

Percurso Curricular Alternativo - uma realidade de práticas inovadoras ou um contínuo de práticas tradicionais?

Este trabalho de investigação desenvolveu-se numa turma de Percursos Curriculares Alternativos, de 7º ano de escolaridade, de uma escola de 2º e 3 ciclos do Funchal. É uma escola situada numa zona sensível, social e culturalmente, no que diz respeito à localização de vários bairros sociais e instituições de acolhimento de jovens em risco. Este tipo de projeto afirma-se como uma alternativa educativa a jovens com um percurso escolar específico que não encontram resposta no currículo regular. Tem como principais objetivos prevenir o abandono escolar precoce e promover a frequência da escolaridade mínima obrigatória, através da elaboração de um currículo próprio que se adeque às características dos alunos. Considerando que este projeto promove um modelo educativo diferente, que privilegia uma educação para a vida, que estabelece parcerias e protocolos com diferentes instituições da sociedade, com o intuito de promover a ligação entre a escola e o meio e de consolidar os conhecimentos teóricos sistematizados e formalizados do meio escolar com conhecimentos pragmáticos e úteis do contexto profissional, desenvolvendo metodologias de trabalho que incentivem à cooperação e entre ajuda, poderá se revelar como uma tentativa de quebrar com o paradigma educativo instituído, que não encontra respostas para os desafios que a sociedade atual lhe coloca. Este é uma investigação com características etnográficas, que recorre à observação participante, como principal instrumento de recolha de dados, complementada por entrevistas e registos áudio visuais que possibilitem uma melhor compreensão da cultura em estudo. Numa primeira parte, aborda questões teóricas e de carácter introdutório, que permitem contextualizar a problemática subjacente ao estudo, nomeadamente a revisão da literatura e a fundamentação do mesmo e uma segunda parte dirigida à análise e descrição da cultura emergente. Palavras-chave: etnografia, observação participante, cooperação, sociedade, escola, parcerias